Notícias


Tampões de Silicone

21/01/2020 para que servem? quando são indicados?


Os tampões de ouvido servem para vedar e proteger o conduto auditivo de água, impurezas e ruídos de alta intensidade.

São indicados para qualquer pessoa que vai se expor a esse tipo de situação.

Nos casos de banho de mar e de piscina, principalmente para crianças, que em temporada de verão costumam ficar muito tempo na água, para quem tem histórico de otites de repetição, em caso de pós-cirurgia nos ouvidos, para quem teve perfuração timpânica e pessoas que praticam esportes aquáticos.

A exposição a água favorece o aparecimento de fungos e bactérias, causando as otites externas, já que o conduto fica úmido por tempo prolongado e a cera que serve como proteção acaba se diluindo. Já as pessoas com perfuração timpânica, acabam ficando com o ouvido médio exposto.

Nos casos de exposição ao ruído é indicado para quem se expõe com frequência a sons muito altos -  como os músicos por exemplo - e até mesmo para quem frequenta muitas festas.
Pode ser usado, também, para quem sente desconforto no avião.  Algumas pessoas também usam por questão de conforto, para ajudar a dormir ou se concentrar, por exemplo, já que o ideal é que o ruído não ultrapasse 45 decibéis.

O ruído torna-se prejudicial aos ouvidos quando o nível de som passa da marca de 70 decibéis. Quando o nível de ruído está acima de 100 decibéis e a exposição ao som é prolongada, pode resultar em danos irreparáveis e levar à perda permanente da audição e zumbido.

Existem diversos modelos de tampão no mercado, mas os mais eficazes são os personalizados, confeccionados por um profissional fonoaudiólogo, que faz uma inspeção do conduto auditivo através do otoscópio, verificando se há algum impeditivo ou particularidade e, assim, realiza uma pré-moldagem do ouvido da pessoa. Nesse caso, os tampões garantem maior vedação e conforto, pois respeitarão a anatomia do ouvido. Chegam a atenuar pelo menos 30 decibéis de ruído, enquanto os prontos amenizam por volta de 15.

O material usado para a confecção dos moldes é um silicone hipoalergênico que também é o mais adequado, mais fácil de limpar e garante menor risco de proliferação de bactérias. Além disso, podem ser feitos em diversas cores.   

Os tampões sempre devem ser higienizados após o uso, com água e sabão neutro. E devem ser usados com moderação, ou seja, não por muitas horas seguidas, faça pelo menos um intervalo de 15 minutos mais ou menos, para o ouvido respirar. Com estes cuidados você evitará a proliferação de bactérias e também que os tampões empurrem a cera para dentro dos ouvidos.

Essas são as dicas da AudioPrime para você curtir o verão com segurança, usando seus tampões.