Notícias


Risco de Demência e Alzheimer

12/08/2020 neuroplasticidade e funções cerebrais

A neuroplasticidade do sistema auditivo e a importância da audição para as funções cognitivas dos idosos são assuntos que tem sido bastante estudados em congressos e simpósios de audiologia e otorrinolaringologia.

O impacto da privação de sons em nossa vida não afeta somente a capacidade para compreender adequadamente as informações sonoras. Provoca alterações biológicas, psicológicas e sociais, pois diminui a capacidade de perceber os sons. Ocasiona muitas limitações

Como Escolher o Melhor Aparelho Auditivo?

09/08/2020 causas, tipos e graus de perda auditiva

Podem ser diversas as causas que levam à perda auditiva, bem como existem diferentes tipos e graus de perda.

Entre as causas, podemos destacar as perdas congênitas, as causadas por doenças específicas, uso de alguns medicamentos, traumas, exposição ao ruído e a surdez natural da idade. Algumas delas podem ser passageiras e reversíveis e outras, irreversíveis e progressivas.

Tudo vai depender do tipo da perda, que diz muito sobre a causa. Pode ser do tipo condutiva, quan

Perda Auditiva

05/08/2020 OMS orienta aparelhos auditivos para perda leve

No mundo, são milhões de pessoas com algum grau de perda auditiva, muitas delas resistentes ao uso de Aparelhos Auditivos.

O curioso é que, dentre as que usam Aparelhos Auditivos, 90% se arrependem de não ter começado a usar antes. Em grande medida porque, quanto mais se espera para adaptar os Aparelhos, mais a perda auditiva vai agravando.

A orientação atual da OMS (Organização Mundial da Saúde) é iniciar o tratamento com Aparelhos Auditivos assim que uma perda leve

O Que Chama Mais a Atenção?

07/01/2020 vergonha de usar aparelhos auditivos

Algumas pessoas ainda tem vergonha de usar os aparelhos auditivos porque pensam que isso seria como assinar um atestado de que elas estão envelhecendo.

A ironia é que, quando nos recusamos a usar os aparelhos auditivos, ficamos pedindo a todo momento para que repitam o que foi dito ou, então, como não entendemos o que a pessoa nos disse, ficamos sorrindo e concordando com tudo, como se estivéssemos entendendo.

Isso só faz com que a dificuldade de entender fique ainda mais

Tem Idade Certa?

08/10/2019 aparelho auditivo não tem idade


Com o aumento na expectativa de vida, todos nós, cedo ou tarde, teremos alguma dificuldade de audição.


Aos 80 anos, mais da metade da população terá Perda Auditiva significativa. Dessas pessoas, a grande maioria está plenamente ativa.


Mesmo sendo mais comum na população 60+, pelo envelhecimento natural, os mais jovens também apresentam – cada vez mais cedo – perda auditiva considerável.


As causas mais comuns da perda auditiva